quarta-feira, 25 de abril de 2012

Relês de tempo ou temporizadores

Os relés de tempo são utilizados para toda operação envolvendo chaveamentos com atraso de tempo para início, proteção e circuitos de controle. Eles são os módulos temporizadores ideais para painéis industriais e fabricantes de módulos de distribuição e controle, devido ao seu sofisticado e comprovado design, proporcionando economia de espaço, com sua construção compacta. A maioria deles, possui ajuste frontal do tempo de operação que pode ser regulado para segundos, minutos ou até horas.

Relê de tempo da Siemens


Principais aplicações

Retardo na energização: supressão de ruídos, prevenção de sobrecarga no sistema de potência durante partidas de motores; mudança da ligação de motores de estrela pra triângulo.
Retardo na desenergização: para providenciar uma função de operação depois que a tensão de controle tenha sido removida.

Tipos e modos de operação

Retardo na energização (RE): Energizando-se o aparelho, inicia-se a contagem do tempo pré-selecionado na escala. Decorrido este tempo, o relê arma, fechando seus contatos Comum e NA e permanecendo neste estado até que a alimentação seja desligada.

Retardo na desenergização (RD): Ao ser energizado, o relê abre seus contatos. Ao ser desenergizado, inicia-se a contagem do tempo pré-selecionado na escala e após expirado o tempo, o relê desarma.

Temporizado ao repouso: Energizado o aparelho, o relê arma, fechando seus contatos Comum e NA e o circuito temporizador inicia a contagem do tempo pré-selecionado na escala. Decorrido este tempo, o relê desarma, abrindo seus contatos Comum e NA.

Estrela-triângulo (partida de motor): Ao ser energizado, o relê estrela arma instantaneamente iniciando a temporização ajustada na escala, após expirado o tempo, o relê desarma e 50ms depois o relê triângulo arma, permanecendo neste estado até que seja desenergizado.

Cíclico direto: Ao ser energizado, o relê de saída é ciclicamente acionado durante os tempos selecionados nas escalas. Possuem tempos independentes para as duas saídas (independentes).

Cíclico percentual: Ao ser energizado, o relê de saída é ciclicamente acionado durante um percentual do tempo de ciclo. Exemplo; 70% do tempo de ciclo ligado e 30% desligado.

Biestável: Ao ser energizado, o relê de saída permanecerá no estado de repouso. A cada pulso nos contatos de comando externo os contatos de saída do relê comutam.

Auxiliar: Ao ser energizado, o relê ira comutar seus contatos instantaneamente, permanecendo neste estado até que seja desenergizado.

Totalizador de horas: Totaliza o tempo em que o relê ficou energizado.

Programador horário: Relógio que permite ligar e desligar equipamentos elétricos, em horários pré-selecionados.

Totalizador de horas Coel

 
Programadores horários Novus


Nenhum comentário:

Postar um comentário